quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Qual a origem dos símbolos do casamento?

Por que jogam arroz nos noivos?

A tradição teve origem, há mais de 4 mil anos, em terras chinesas, onde o arroz sempre foi um símbolo de prosperidade. Segundo a lenda, tudo começou quando um mandarim (alto funcionário público na China antiga) teria encomendado uma chuva de arroz para ser atirada sobre sua filha após a cerimônia de casamento, para demonstrar a todos sua riqueza e seu amor pela moça. A partir daí, o gesto teria se espalhado pelo mundo todo - a ponto de dar origem à expressão "arroz-de-festa". No século XX, a milenar tradição chinesa foi atingida pela moda do politicamente correto: nos Estados Unidos, os noivos passaram a dar preferência a pétalas de rosa, alegando que o arroz poderia fazer mal aos pássaros que porventura o comerem.

Por que se usa a aliança de casamento na mão esquerda?

Os egípcios, por volta de 2800 a.C., já usavam anel para simbolizar o casamento. Para eles, um círculo, não tendo começo nem fim, significava eternidade para a qual o casamento era destinado. Dois mil anos depois, os gregos descobriram os mistérios do magnetismo. Daí surgiu a crença de que um ímã também podia atrair o coração. Os gregos acreditavam também que o dedo anular esquerdo possuía uma veia que levava diretamente ao coração. Por isso, começaram a usar um anel de ferro imantado nesse dedo, para que os corações dos amantes ficassem atraídos para sempre. O costume passou aos romanos e a Igreja manteve a tradição.

Essas são algumas das perguntas feitas pela revista Aventuras na História de Fevereiro de 2011. Demais questões são respondidas no artigo que você pode baixar aqui em PDF.
Acesse o link: http://www.4shared.com/document/H9WvpBLS/Qual_a_origem_dos_smbolos_do_c.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário